Foto by Rogério Voltan

Um filho que respeita as bases e os valores de sua origem, mas com estilo e personalidade próprios, num diálogo aberto e permanente com os sabores e saberes da contemporaneidade.

Nasce o novo restaurante da família.

A concepção do chefe Rodrigo Oliveira não pretende fazer releituras das consagradas receitas do restaurante de origem, mas apresentar uma visão ainda mais pessoal e autoral da culinária paulista, permeada por seu diálogo com o que se faz de mais relevante na cozinha contemporânea ao redor do globo.

O trabalho aprendido no Mocotó já “correu trecho” por isso pode voltar-se para seu universo com a contribuição milionária de outros saberes. O sertão continua sendo o “chão” do novo restaurante, mas no sentido aprendido de Guimarães Rosa, para quem “o sertão é o mundo”.

Cozinha paulista artesanal, priorizando produtos locais de alta qualidade, de caráter urbano, com a assinatura do chefe Rodrigo Oliveira. A partir destas bases, o novo restaurante vai apresentar um cardápio sucinto, variado e sazonal, que poderá, por exemplo, incluir sanduíches, carnes silvestres e charcutaria. No bar, a coquetelaria segue os mesmos preceitos da cozinha e conta com uma seleção de cachaças, cervejas e vinhos de produtores de qualidade controlada.

“A ideia é continuar olhando para o nosso quintal, mas sem dar as costas para o mundo” resume o chefe, que promete para o novo restaurante “simplesmente comida boa, natural, artesanal”.

Localizado ao lado do restaurante original, no cruzamento da avenidas Nossa Senhora do Loreto com Gustavo Adolfo, a Esquina Mocotó nasce com uma estrutura ideal, que vai desde os equipamentos de cozinha última geração e equipe treinada no próprio Mocotó, até o ambiente moderno e confortável com vista para o bairro. Um painel do artista plástico Speto reinventa a origem e o entorno dessa notável esquina da paulicéia..

Foto by Rogério Voltan

PRÊMIOS

  • Melhor Restaurante BRASILEIRO 2015 - REVISTA VEJA
  • Melhor COZINHA BRASILEIRA 2015 - REV. PRAZERES DA MESA
  • Melhor Restaurante BRASILEIRO 2014 - REVISTA VEJA
  • BIB GOURMAND - GUIA MICHELIN
  • Melhor Restaurante Novo - Revista Época
  • Melhor Restaurante Novo - Guia da Folha
  • Estrelados do Guia 4 Rodas
  • Melhor Menu Executivo do Ano - Paladar
  • Um dos 5 lugares que melhor tratam o café  - Paladar

RODRIGO OLIVEIRA

  • CHEF DO ANO 2014 - Revista VEJA
  • Personalidade Gastronômica do Ano - PALADAR
  • Um dos 100 brasileiros mais influentes - REV. ÉPOCA
 

"A primeira pergunta a ser respondida sobre o novo restaurante do chef Rodrigo Oliveira, dono também do Mocotó, é se compensa, para quem não mora na região, ir até a Zona Norte, quase no limite de Guarulhos, para comer lá. Sim, vale muito a pena."
Arnaldo Lorençato - **** ,Veja SP

"Desenvolvido pelo chef e sua equipe ao longo de um ano e meio no laboratório do andar de cima do Mocotó, é uma das novidades mais aguardadas na gastronomia mundial neste ano."
Luan Flávio Freires, Playboy

"Cozinha brasileira, contemporânea, de autor e de produto. É isto o que Rodrigo Oliveira está fazendo na Esquina Mocotó, seu novo restaurante que abre oficialmente no sábado."
Patrícia Ferraz, Estadão – Paladar

"A inauguração, em abril, do restaurante Esquina Mocotó, é boa notícia em vários aspectos. O primeiro deles é o fato de que sua abertura significa, por tabela, a preservação da casa original, o vizinho Mocotó."
Folha de S.Paulo, Comida – Josimar Melo

Já no Esquina, Rodrigo pode extrapolar em suas pesquisas, criar pratos sem compromisso estrito com a tradição. E a melhor notícia é que, mesmo assim, as raízes da cozinha de sua família estão escancaradamente ali.

Instalado no espaço onde antes funcionava uma padaria, vizinho à casa mãe, o novo restaurante não abandona a Vila Medeiros, na zona Norte de São Paulo, e faz boa parte dos comenssais atravessar a cidade em busca de boa comida.
Revista GQ

Com um pé no mundo sem deixar de lado as raízes brasileiras, Oliveira criou receitas de apresentação contemporânea (nada de pratões, portanto) com uso de matéria-prima nacional.
Guia da Folha

Com novo restaurante, o chef Rodrigo Oliveira afirma sua vocação em transformar a comida sertaneja em alta gastronomia.
Canal Arte 1

Aproveite o final de semana e acorde mais cedo para conhecer a Esquina Mocotó, nova casa do chefe Rodrigo Oliveira.
Revista Isto É (Gente)